Personal tools
A Network of Excellence forging the
Multilingual Europe Technology Alliance

META-SHARE

META-SHARE-Logo.png

 

A crescente diversidade e heterogeneidade de grandes quantidades de acervos de dados digitais e digitalizados (publicações, conjuntos de dados, ficheiros multimédia, ferramentas de processamento, serviços e aplicações) tem provocado uma drástica alteração nos requisitos necessários para o seu arquivamento, publicação, acesso e manutenção a longo prazo. Agora, com os repositórios digitais, já é possível dar a devida infra-estrutura para descrição e documentação, armazenamento e preservação, fazendo da disponibilização pública de toda esta informação de forma aberta, amigável e confiável uma realidade. Efetivamente, os repositórios representam uma evolução do paradigma das bibliotecas digitais no que respeita a acesso público, a buscas de elevada capacidade e a uma arquitetura distribuída de larga-escala.

A META-SHARE intenta, assim, ser essa infra-estrutura aberta, distribuída, segura e interoperável no domínio das Tecnologias da Linguagem. Aberta, porque é concebida para estar em constante evolução, enquanto base de recursos escalonada incluindo recursos e serviços livres e taxados; distribuída, porque é composta por repositórios de rede ou centros de dados, acessíveis a partir de interfaces comuns; segura, porque garante legalmente uma gestão sólida, uma conformidade legal e um acesso seguro quanto a recursos licenciados; interoperável, porque a base dos recursos está organizada de forma padronizada, tentando-se, assim, uniformizar as diferenças de formato, de terminologia e de definição.


A META-SHARE desenvolve uma infra-estrutura disposta em vários níveis que permite:

  • disponibilizar recursos de língua (RL) e metadados solidamente documentados através de uma rede,

  • assegurar que tais RL e metadados são geridos, preservados e mantidos de forma adequada,

  • proporcionar uma panóplia de serviços a todos os membros e utilizadores da META-SHARE,

  • promover o uso de padrões comuns para a construção de recursos de língua garantindo o máximo possível de interoperabilidade no que diz respeito aos RL,

  • dar a possibilidade a terceiros de exportarem os seus recursos para a rede da META-SHARE,

  • tornar possível a potenciais utilizadores aceder de forma fácil e legal aos recursos de língua necessários para os seus propósitos.

Os recursos e aplicações tecnológicas da META-SHARE, por ordem de prioridades, incluem:

  • dados de língua, como corpora escritos e orais,

  • dados de língua relacionados, incluindo meios de comunicação e modalidades e/ou a eles associados em que a língua natural escrita ou falada tenha um papel importante,

  • processamento da linguagem e ferramentas, bem como programas de anotação,

  • serviços para utilização de ferramentas e programas de processamento da linguagem,

  • ferramentas de avaliação, métricas e protocolos, bem como serviços com vista à apreciação e avaliação,

  • serviços de fluxo de trabalho combinado através da integração de serviços interoperáveis.

     

A META-SHARE almeja transformar-se numa infra-estrutura útil para fornecedores e utilizadores de recursos e tecnologias da linguagem, como também para integradores/vendedores de Tecnologias da Linguagem (TL), para profissionais em áreas da Linguagem (tradutores, intérpretes, especialistas em localização), para centros de dados nacionais e internacionais e repositórios de recursos e aplicações linguísticos, bem como para decisores de políticas nacionais e internacionais e outros agentes fundadores e patrocinadores de recursos linguísticos e de Tecnologias da Linguagem.

A META-SHARE dará as condições necessárias para livre utilização, auxiliada por uma vasta comunidade de utilizadores e fomentadores, somente possível através de uma rede distribuída de repositórios acessíveis mediante interfaces comuns. Os utilizadores (consumidores, fornecedores ou agregadores) terão uma conta pessoal de registo que lhes permitirá aceder a tudo quanto faça parte dos repositórios de rede.

Recursos linguísticos e respetivos metadados serão residentes dos repositórios dos respetivos membros, sendo que apenas os metadados serão exportados de modo a ficarem disponíveis para colheita e população do inventário da rede que agregará a descrição dos metadados de todos os recursos em rede. Quanto ao software para construção do nosso próprio repositório, será disponibilizado pela META-SHARE gratuitamente.

 

Os recursos linguísticos da META-SHARE estão apenas a uns clicks de si.